O Sindicato do Comércio Varejista de Floriano e Região, reuniu empresários e contadores, que tem empresas nas cidades da região de Floriano para discutir a Minuta Proposta da Convenção Coletiva 2012/2013, encaminhada pela Federação dos Trabalhadores do Estado do Piauí. A proposta provoca alterações na relação de trabalho entre empregadores e empregados de várias cidades da região e gera um impacto considerável na economia destas empresas. O SICONFLOR entrou nesta questão, após a alteração estatutária que ampliou a sua base para 22 municípios do Estado do Piauí.
Um dos pontos de maior questionamento é a definição do novo piso, que passa para R$ 675,00, para várias municípios de porte pequeno, como por exemplo: Elizeu Martins, Manoel Emídio, Canavieira, Jerumenha, etc. Caso seja aprovada o Salário do Comércio nestes municípios ficará acima do valor pago em Floriano que é atualmente R$ 635,00.
No encontro foi produzido um documento para ser enviado ao Presidente da FECOMÉRCIO/PI, Dr. Francisco Valdeci Cavalcante, apresentando algumas sugestões e solicitando que o documento seja assinado somente depois de ouvir as manifestações dos empresários da região.
“Não é possível que lá de Teresina, a Federação dos Trabalhadores do Comércio, defina quanto deve ser o salário de cidades pequenas, como: Jerumenha, Canavieira, Manoel Emídio, Colonia do Gurguéia etc. Quem tem que dizer quanto pode pagar são os empresários da região.”, comentou Conegundes Gonçalves.